Arquivo diários:21/08/2019

Cercado de dúvidas, plano para universidades tem futuro incerto em Minas

No rastro da UFMG, outras instituições do estado indicam tendência de rejeição ao Future-se, programa de financiamento do governo. A principal dúvida é o efeito na autonomia. Em déficit, CNPq anuncia corte de novas bolsas.

Numa proposta cercada de incertezas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) puxa a fila das instituições mineiras que dizem não à minuta do Future-se, o programa do governo federal que promete maior autonomia para universidades e institutos federais para captar recursos (veja quadro). O Conselho Universitário da UFMG recomendou, na semana passada, a não adesão ao projeto, lançado em 17 de julho, caso ele permaneça com as bases atuais. Fontes ouvidas pelo Estado de Minas e a manifestação preliminar do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas (FORIPES) indicam tendência de rejeição das instituições de ensino superior localizadas em território mineiro. Nos próximos dias, em várias delas, audiências públicas e reuniões de conselhos e comissões criadas para discutir o assunto baterão o martelo sobre o tema. Decisões serão reforçadas por resultado de consulta pública ao projeto no site do Ministério da Educação (MEC), que terminaria ontem mas foi prorrogado até o dia 29. As discussões ocorrem no momento em que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anuncia o corte de novas bolsas por falta de recursos.

“Faltam esclarecimentos e concretude. Além disso, alguns itens vão contra a autonomia universitária que tanto prezamos.”
Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG

Continue lendo Cercado de dúvidas, plano para universidades tem futuro incerto em Minas

Reformulação da ferramenta de comunicação da Assessoria

Notificação

O atual blog foi criado em 2011 e desde então atualizado periodicamente. A fim de aprimorar o mecanismo de comunicação, decidimos entrar em um processo de uma série de alterações nos aparatos utilizados.

Apesar deste processo ter sido iniciado, ele ainda está longe de terminar, sendo assim, seria prazeroso receber o Feed Back de quem é atingido com nossas publicações.

As alterações podem ser facilmente vistas tanto na estrutura, quanto no restante do blog e se você quer saber mais, clique aqui.

O Feed Back pode ser feito pela página Fale Conosco, onde é possível fazer qualquer observação afim.