Arquivo diários:19/09/2017

Roda de conversa sobre saúde mental na Escola de Engenharia

O Grêmio de Engenharia Química irá promover na 5a. feira, dia 21/09, uma roda de conversa sobre o tema “Saúde Mental”,  como iniciativa vinculada ao “Setembro Amarelo” e às ações de prevenção ao suicídio.

A Roda de Conversa vai contar com a participação de alguns convidados:

• André Mendes (Psicólogo/UFMG, lotado no SPA/Fafich)
  • Paula Maia Nogueira (Psicóloga/UFMG, lotada na PRAE)
  • Cleia Batista Ornellas  (Professora, lotada na Escola de Veterinária)
  • João César Fonseca (Assessor/RH, lotado na Escola de Engenharia)

O evento é gratuito e aberto à participação de interessados, sem necessidade de inscrição prévia. A promoção é da Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química (FENEEQ).

TRF4 mantém ato administrativo que aposentou funcionário público por problemas mentais

Um ex-assistente administrativo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que foi aposentado por alienação mental teve o pedido de retorno ao cargo negado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A decisão da 3ª Turma ocorreu no final de agosto.

Em outubro de 2003, o servidor público foi aposentado por meio de processo administrativo sob o entendimento de que era portador de transtorno paranóide de personalidade. O assistente, em agosto de 2014, requereu seu retorno ao serviço, por se considerar em condições para exercer sua atividade novamente. No entanto, a Universidade manteve sua aposentadoria com base no posicionamento do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) que entende que a capacidade para a vida civil não afasta a incapacidade laboral.

O assistente então ajuizou ação na 1ª Vara Federal de Porto Alegre solicitando a anulação do ato administrativo. O pedido foi julgado improcedente. O autor recorreu ao tribunal, pedindo a reforma da sentença.

Segundo o relator do caso no TRF4, desembargador federal Rogerio Favreto, o laudo psiquiátrico mostrou que o servidor sofre de transtorno paranóide de personalidade, que configura alienação mental, ainda que não de forma total, visto que permanece com capacidade para atos da vida civil. “Verificada a incapacidade laboral total e permanente do servidor, inexistem elementos para a anulação do ato administrativo que determinou sua aposentadoria por invalidez com proventos integrais”, afirmou o magistrado.

Notícia extraída do seguinte endereço: [https://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_visualizar&id_noticia=13148]

Judiciário garante transferência para servidora acompanhar cônjuge

Com o objetivo de acompanhar cônjuge transferido em razão do serviço militar, uma professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pleiteou licença para, em caráter provisório, passar a trabalhar no Instituto Federal do Amazonas – IFAM, unidade de São Gabriel da Cachoeira.

Como o IFAM demonstrou interesse na transferência, e a UFSM concordou com a cessão. Contudo, quando o caso chegou no Ministério da Educação (MEC), surpreendentemente, houve negativa administrativa sob o argumento que seria incompatível um docente universitário ser lotado um instituição de ensino técnico.

[Notícia extraída do seguinte endereço: http://www.servidorfederal.com/2017/09/judiciario-garante-transferencia-para.html#ixzz4t7xjHAtk]

Time de futebol de salão da Escola de Engenharia participa da Semana do Servidor

Acolhendo pedido do nosso colega Fábio Santos (Seção de Manutenção e Apoio Logístico), estamos divulgando a participação do time de futebol de salão da Escola de Engenharia no Campeonato de Futsal da Semana do Servidor.

O time chama-se SMAL F.C. e já estreou este ano, infelizmente com derrota, para o atual bicampeão do torneio, o DME. Mas entrará em quadra novamente no próximo sábado, dia 23/09/2017, para buscar a recuperação!

Contamos com a presença dos nossos colegas de trabalho para nos prestigiar em mais uma partida! Abaixo seguem fotos da equipe, datas e horários dos próximos jogos. Os jogos estão acontecendo no Centro Esportivo Universitário (CEU).

Fase de classificação:

Sábado 23/09 : Jogo às 11h – SMAL F.C x SAME

Sábado 30/09 : Jogo às 10h – SMAL F.C x Bar Sem Lona

(Fotos fornecidas por Fábio Santos)