Arquivo diários:10/06/2015

TAE da UFMG discutem Serviços Essenciais e Proposta de Minuta sobre as 30 Horas

Os trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG em Greve tiveram uma agenda movimentada durante esta segunda-feira, 8. Durante a manhã mesmo com a paralização de diversas linhas de ônibus mais de 400 TAE estiveram presentes no saguão da Reitoria discutindo os serviços essenciais que devem ser mantidos durante o movimento paredista.  No período da tarde os trabalhadores estiveram novamente na Reitoria, dessa vez no Auditório, para discutir em Assembleia proposta da categoria para a minuta de resolução sobre as trinta horas na instituição.

Serviços Essenciais

As greves e paralisações no serviço público não podem trazer prejuízo irreversíveis a comunidade universitária e nem a população, por isso alguns serviços que são considerados essenciais não podem ser interrompidos. Para discutir quais são esses serviços que não podem deixar de ser atendidos, os TAE´s se dividiram em mais de trinta grupos de trabalho, que discutiram as principais especificidades e demandas de cada setor, que na grande maioria estão presentes nas unidades acadêmicas e administrativas, entre outros.

Ao final das discussões cada grupo de trabalho elencou uma lista com os serviços essenciais do setor que devem ser mantidos. A discussão foi extremamente importante para que o Sindicato possa orientar de forma equânime quanto aos procedimentos a serem realizados pelos Setores quanto aos Serviços Essenciais.  O Comando de Greve fará a sistematização das propostas, o mais rápido possível. Assim que estiver pronta será disponibilizada no Portal do SINDIFES.

A atividade sobre os Serviços Essenciais contou ainda com a participação de representantes do Comando de Greve da UFVJM, dos campi de Diamantina e Teófilo Otoni, que contribuíram com a discussão e levarão os encaminhamentos para as suas bases.

Antes da divisão dos Grupos de Trabalho os presentes puderam desfrutar de uma apresentação cultural. Uma dupla de jovens músicos peruanos, trouxeram um pouco da cultura de seu país de origem para a Assembleia, e encantaram o público em uma apresentação com músicas e danças tipicas.

Minuta das 30 horas na UFMG

No período da tarde os TAE estiveram reunidos em Assembleia discutindo proposta da Categoria para a minuta de Resolução sobre a jornada de trabalho de 30 horas semanais na Instituição.

A proposta inicial para discussão, que estava disponível para consulta no Portal do SINDIFES, foi construída pelos representantes da Categoria na Comissão das 30 horas, Cristina del Papa, Guilherme de Fátima  e Rejani de Andrade.

Durante a Assembleia os presentes fizeram algumas ponderações e sugestões de alteração na proposta, estão em azul com realce de texto em amarelo. A proposta final de Resolução pode ser conferida aqui

Próxima Atividade de Greve

Durante a Assembleia ficou definido que a próxima Atividade da Greve será nesta quarta-feira, 10 de junho, às 14h na Arena da FaFiCH, com atualização dos informes de Greve e concentração para participar da atividade Fala FaFiCH.

O Fala FaFiCH acontecerá a partir das 15h em diversos espaços da unidade, e discutirá questões como assédio moral, combate às opressões, espaços públicos, trafico de drogas e segurança na Universidade.

(Notícia extraída do seguinte endereço: http://sindifes.org.br/noticia/100609/)

Comando Local de Greve da Escola de Engenharia convoca reunião

Car@s colegas,

Convido tod@s para uma assembleia amanhã, dia 11/6, às 14:00, na sala da Congregação. A pauta que proponho é:

1) informes sobre a assembleia geral do dia 8/6;
2) resultados parciais do levantamento feito pelo comando de greve sobre a paralisação na Escola;
3) discussão sobre serviços esseciais;
4) informes sobre a reunião feita com a Diretoria da Escola no dia 10/6.

Havendo outros tópicos, a gente discute na hora.

Contamos com a presença de tod@s.

Atenciosamente,

Felipe