Alunos, professores e funcionários fazem manifestação na porta da UFMG

Alunos, professores e funcionários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fazem uma manifestação na manhã desta quinta-feira na porta do campus Pampulha. O grupo fecha parte da Avenida Presidente Antônio Carlos, no sentido bairro/Centro. O protesto é contra o corte de orçamento do governo federal e os impactos da falta de dinheiro na instituição de ensino. A crise na UFMG começou no fim do ano passado, quando a instituição sofreu um corte de R$ 30 milhões nos recursos previstos para os últimos meses de 2014, resultando na suspensão do pagamento de contas de água e luz e na demissão de funcionários terceirizados de segurança, portaria e limpeza.

Para agravar a situação, a exemplo das demais instituições federais, foi surpreendida no início deste ano com novo contingenciamento, imposto pelo Decreto 8.389: em vez de receber a cada mês a décima segunda parte da verba inicialmente prevista para o ano de 2015, cada órgão terá direito mensalmente, até a sanção da Lei de Diretrizes Orçamentária, a 1/18 do total anual, uma redução de 33% dos valores que seriam repassados. Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) informou que pagará, a partir deste mês, 1/12 para que as instituições equacionem as dívidas. A manifestação desta manhã é parte da do Dia Nacional de Luta da Educação.  Na convocação para o protesto, os organizadores deixam o recado de que trabalhadores e estudantes “não vão pagar pela crise”.

(Notícia extraída do seguinte endereço: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/03/26/interna_gerais,631437/alunos-professores-e-funcionarios-fazem-manifestacao-na-porta-da-ufmg.shtml)