Arquivo diários:02/06/2016

Vem aí a 6a. edição do Domingo no Campus!

domingo%20no%20campus.jpg

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a UFMG realizará, neste domingo, 5, a sexta edição do Domingo no campus, evento que reúne as comunidades interna e externa para atividades ao ar livre oferecidas durante toda a manhã.

O objetivo é possibilitar que os espaços da Universidade sejam desfrutados pela população como opções de lazer, interação e entretenimento. Serão realizadas, das 8h às 13h, na Estação Ecológica, atividades como ginástica primitiva, caminhadas ecológicas, oficinas de dança, trilha do cerrado e das borboletas. No Cineclube Olaria, haverá exibição de filmes sobre temáticas ambientais.

O público está convidado a levar lanches para fazer piquenique ao ar livre, mas também haverá opções de alimentação: crepioca, cachorro quente e pipoca. A infraestrutura do evento também contará com postos de limpeza e banheiros.

Mais informações sobre programação e infraestrutura estão disponíveis na página do evento no Facebook.

O Domingo no campus é iniciativa das pró-reitorias de Extensão (Proex), de Administração (PRA) e de Assuntos Estudantis (Prae), da Diretoria de Ação Cultural (DAC), da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom).

Leia mais em matéria publicada nesta semana no BOLETIM.

Pesquisa
Com o objetivo de aprimorar o evento, a organização do Domingo no campus está fazendo uma pesquisa para delinear o perfil, as preferências e a percepção dos seus frequentadores.

O questionário ficará disponível na internet até o próximo dia 12. As questões também poderão ser respondidas presencialmente pelos participantes do evento deste domingo, com o suporte de monitores.

(Notícia extraída e adaptada do seguinte endereço: https://www.ufmg.br/online/arquivos/043751.shtml)

Câmara aprova 14 projetos de reajuste salarial de carreiras dos três poderes

Sessão extraordinária para discussão e votação de  projetos

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, entre a noite desta quarta-feira (1º) e a madrugada de quinta-feira (2), 14 projetos de lei com recuperação salarial para diversas categorias dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Esses reajustes foram negociados desde 2015 com o governo da presidente Dilma Rousseff, agora afastada devido ao processo de impeachment, mas foram assumidos pelo presidente interino Michel Temer.

O único projeto que ficou para depois é o PL 7922/14, da Defensoria Pública da União, que estrutura carreiras do órgão. A retirada foi a pedido da própria DPU.

A maior parte dos projetos precisa passar ainda por votação no Senado. O único projeto que irá a sanção é justamente o que aumenta a remuneração dos servidores daquela Casa (PL 4244/15), pois já foi votado lá e não teve mudanças na Câmara.

Com o aumento do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que chegará a R$ 39.293,38 em 2017, esse será o novo teto de remuneração do funcionalismo público.

Debates em Plenário
Os líderes partidários declararam apoio ao reajuste. “Os compromissos já estão na LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] e no Orçamento de 2016. Vamos fazer o que negociamos em 2015 [no governo Dilma]”, declarou o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE).

Já o líder do PMDB, deputado Baleia Rossi (SP), ressaltou que o mérito da votação é do presidente interino Michel Temer, não de Dilma. “Os funcionários públicos estavam sendo enrolados e, agora, terão os aumentos aprovados”, disse.

Projetos aprovados
Foram aprovados os seguintes projetos de lei:
– PL 6697/09 (Ministério Público da União)
PL 2646/15 (Supremo Tribunal Federal)
PL 2647/15 (Procuradoria-Geral da República)
PL 2648/15 (servidores do Judiciário)
PL 2742/15 (Câmara dos Deputados)
– PL 2743/15 (Tribunal de Contas da União)
– PL 2747/15 (defensor público-geral federal)
PL 4244/15 (Senado Federal)
– PL 4250/15 (servidores de diversas carreiras do Executivo)
– PL 4251/15 (carreiras da educação)
PL 4252/15 (Fiocruz, INPI, Inmetro e outras carreiras federais)
– PL 4253/15 (servidores de ex-territórios)
– PL 4254/15 (diversas carreiras, inclusive honorários de sucumbência para AGU)
PL 4255/15 (Forças Armadas)

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

(Notícia extraída do seguinte endereço: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/509845-CAMARA-APROVA-14-PROJETOS-DE-REAJUSTE-SALARIAL-DE-CARREIRAS-DOS-TRES-PODERES.html)

Entrega do prêmio de Menção Honrosa para servidor da Engenharia

Conforme havíamos noticiado anteriormente, o nosso colega MARCOS DANIEL MACHADO recebeu a menção honrosa na XIII Semana Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas, realizada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, no período de 25 a 29 de abril do corrente ano.

O evento foi promovido pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), vinculada ao Ministério da Fazenda e a premiação refere-se à dedicação e interesse demonstrados durante o evento.

A participação do servidor no evento foi viabilizada através da 1a. Chamada – 2016 do Programa de Desenvolvimento Integrado e Gestão Organizacional (PRODIGO), nos termos da Resolução 03/2015, da Egrégia Congregação da Escola de Engenharia.

Obtivemos o registro fotográfico da premiação e achamos que seria importante registrá-lo. Parabéns ao nosso colega!

Semana OrçamentáriaIMG_Marcos_Daniel