20 de Novembro: Dia da Consciência Negra – Participação das Funcionárias da Escola de Engenharia no II Festival Iranti 2017 – Assufemg

Nadir Rodrigues dos Santos (*)

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Neste ano, mais uma vez, as funcionárias da Escola de Engenharia, Ângela – Seção de Pessoal; Isabel – Engenharia de Minas; Nadir – Seção de Patrimônio; Sras. Eunice e Neide – Aposentadas; participaram do Desfile do II Festival Iranti, organizado pela Associação dos Servidores da UFMG –  Assufemg.

Neste Festival, foram abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias, o desfile, dentre outras atividades.

Este Festival mostrou a  inserção dos negros na sociedade. Seus talentos, competência e acima de tudo, seu amor próprio. No desfile,  vimos a beleza negra: rara, forte e única.

Queremos registrar nossos agradecimentos:

1) ao Prof. Cícero Murta,  Diretor da Escola de Engenharia, pela seu apoio e sensibilidade;

2) Sr. Edmilson – Logística, pela liberação do fotógrafo da Engenharia;

3) ao Leonardo Chalub – Técnico Audiovisual, pelo excelente trabalho e carinho. As fotos ficaram lindas!!!

Esperamos que no ano de 2018, a Engenharia possa ter mais representantes negros e que a cada dia possamos mudar a nossa história para melhor.

(*) Nadir Rodrigues dos Santos – Assistente Administrativo – Chefe da Seção de Patrimônio. Graduada em Pedagogia/UEMG e Biblioteconomia/UFMG.

(Fotos: Leonardo Chalub)

Um comentário em “Servidoras da Escola de Engenharia participam do II Festival Iranti 2017 (Semana da Consciência Negra)