Projeto da Engenharia auxilia catadores a enfrentar os impactos da Covid-19

Trabalhadores sofrem com o risco de contaminação e com a falta de renda

Os catadores de materiais recicláveis são duplamente afetados pela crise da Covid-19. De um lado, eles estão expostos ao próprio risco de contaminação, uma vez que os materiais coletados podem ter sido manuseados por pessoas infectadas. De outro, esses trabalhadores experimentam uma redução drástica em suas rendas, já que o preço do material está muito baixo, e muitos depósitos fecharam as portas durante a pandemia.

O Núcleo Alter-Nativas de Produção da Escola de Engenharia da UFMG tem prestado assistência aos catadores de materiais recicláveis nessas duas frentes. Pesquisadores do grupo ajudam esses profissionais a buscar fontes alternativas de remuneração e a negociar com os órgãos públicos medidas que minimizem os impactos da Covid-19.

Em entrevista à TV UFMG, a catadora de materiais recicláveis Neli Medeiros destaca o trabalho do projeto.

Entrevistados: Francisco Lima, professor da Escola de Engenharia da UFMG, Marcelo Souza, doutorando em Engenharia de Produção da UFMG, Juliana Gonçalves, pesquisadora do Núcleo Alter-Nativas de Produção, e Neli Medeiros, catadora de materiais recicláveis

Equipe: Diogo Diniz (produção),  Marcia Botelho (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)

Fonte: UFMG