Concerto especial com professores da Escola de Música abre temporada no Conservatório UFMG

Na abertura da temporada 2020 de concertos, o Conservatório UFMG recebe em seu palco professores e alunos de doutorado da Escola de Música da UFMG. Eles apresentarão um repertório bem diverso, a começar por um quarteto de Mozart de caráter bem festivo e, a seguir, obras contemporâneas de dois compositores importantes na cena da música recente de Belo Horizonte: Rufo Herrera e Oiliam Lanna. O concerto será no dia 10 de março, terça-feira, às 19h30, no Conservatório UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro BH), com entrada gratuita.

Como destaques do programa, são apontados a estreia da obra Adagio, para vibrafone e violoncelo de Rufo Herrera (compositor cuja obra ajuda a romper as fronteiras entre o erudito e o popular) e a performance de Trama da Memória de Oiliam Lanna. Como professor da UFMG, compositor e regente, Oiliam tem uma grande importância na formação de muitos músicos de Belo Horizonte. A obra Trama da Memória foi escrita sobre um vídeo de Pedro Aspahan e utilizada como objeto central do premiado documentário Matéria de Composição (também de Pedro Aspahan). O filme trata do processo de criação da composição musical contemporânea brasileira na relação com o cinema. No concerto, a obra será apresentada junto com o vídeo.

Neste mês de março, primeiro da temporada 2020, a programação do Conservatório tem dois destaques: a produção de música feita dentro da UFMG – em diversos estilos e formações musicais -, como forma de valorizar e divulgar a produção da universidade pública brasileira, e a produção de grupos e de compositoras mulheres em celebração ao mês das mulheres.

Músicos: Maurício Freire (flauta), Edson Queiroz (violino), Carlos Aleixo (viola), Elise Pittenger (violoncelo), Ana Claudia Assis (piano), Aline Parreiras (flauta), Alexandre Silva (clarinete), Fernando Rocha (percussão), Fernando Chaib (percussão), Igor Maia (regência), Rufo Herrera (bandoneon) e Oiliam Lanna  (piano e regência). Participação de Otto Hanriot e Francisco Cesar (bandoneon).