Comunicado do Comitê Coronavírus – Escola de Engenharia

Este Comitê foi criado pela Diretoria da Escola com a função de ser “um Comitê Local de Acompanhamento para o encaminhamento e desenvolvimento das medidas complementares no âmbito da Escola de Engenharia visando à prevenção da disseminação do novo coronavírus, em alinhamento com as ações da Administração Central da UFMG”. Suas atividades tiveram início em 17/03/20, utilizando o email comitecoronavirus@eng.ufmg.br para comunicação com a comunidade da Escola. Seus membros são:

Juliana Calábria de Araújo (Docente – DESA)

Luciano de Errico (Docente – DELT)

Edmilson Januário Santos (TAE – SMAL)

Luíza Beatriz Lemos Reis (Discente – Eng. Química)A principal referência para informações sobre o enfrentamento da situação na UFMG é o site ufmg.br/coronavirus, com diretrizes, recomendações, esclarecimentos e diversos links externos (para órgãos municipais, estaduais, nacionais, OMS, etc.).

Em complemento às informações já disponibilizadas pelo Comitê Central da UFMG e divulgadas nos diversos comunicados da Diretoria da Escola, nosso Comitê julgou ser importante destacar e esclarecer alguns pontos, que seguem abaixo.- Estão suspensas por tempo indeterminado as aulas presenciais dos cursos de graduação e de pós-graduação e extensão.

– Por decisão da Câmara de Graduação: não poderá haver substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais; ficam interrompidas as atividades acadêmicas curriculares com previsão de oferta (nos respectivos Projetos Pedagógicos) integral ou parcialmente no formato a distância; que seja desconsiderada no cômputo da carga horária letiva registrada no Diário de Classe qualquer atividade didática realizada em desacordo com essas instruções; ficam suspensas as atividades avaliativas presenciais ou a distância das disciplinas de graduação.- Para orientações específicas para atividades à distância na pós-graduação, aguardar as recomendações que ainda serão enviadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

– Suspensas por tempo indeterminado todas as atividades administrativas da UFMG de forma presencial, substituídas por trabalho remoto (com exceção para atividades nas áreas da saúde, segurança ou outras atividades consideradas essenciais pelos Diretores e Pró-Reitores).- Por decisão da Diretoria da Escola de Engenharia: Em casos excepcionais, o acesso presencial e por período limitado de docentes, servidores e alunos aos espaços físicos dos laboratórios e departamentos exigirá justificativa fundamentada da necessidade inadiável do acesso, atestada pela Coordenação do Laboratório e também pela Chefia do Departamento, para apreciação pela Seção de Manutenção e Apoio Logístico (SMAL) e Diretoria. O Chefe do Departamento no qual o setor ou laboratório esta vinculado deverá enviar as solicitações de acesso consideradas inadiáveis com as devidas justificativas por email (slog@eng.ufmg.br). Caso o acesso seja autorizado, seguir as medidas de distanciamento social, limpeza de objetos e superfícies, higiene das mãos, etc.

– Bancas de defesa de mestrado e doutorado deverão ser realizadas via videoconferência e sem participação de público.- Reuniões que não possam ser adiadas, deverão ser realizadas de forma virtual. Eleições de membros ou dirigentes de órgãos colegiados, as quais regimentalmente exigem votação presencial e por escrutínio secreto, devem ser adiadas ou canceladas.

– Outras atividades deverão ser realizadas de forma remota ou, se não for possível, canceladas.- Casos com suspeita de contaminação com o coronavírus em ambientes da Escola deverão ser reportados ao Comitê Central da UFMG pelo e-mail comitecoronavirus@ufmg.br, de preferência com cópia para comitecoronavirus@eng.ufmg.br.

– Recomendamos acessar o folder elaborado pela UFMG, sobre como proceder em caso de suspeita de infecção pelo novo coronavírus, neste link.
Este Comitê, em conjunto com a Diretoria, continua acompanhando a situação na Escola de Engenharia e está à disposição de nossa comunidade para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente, Comitê Coronavírus – Escola de Engenharia

Belo Horizonte, 23/03/2020.