Cartilha Segurança Digital e relatos sobre tentativas de golpes

Com o crescimento de usuários ativos na internet, principalmente pela pandemia em que muitos processos não são mais presenciais, aumenta também a variedade de crimes cibernéticos, como o phishing (roubo de informações), aplicativos maliciosos e até lojas virtuais falsas. Os usuários, em especial aqueles mais inexperientes ou desatentos, podem cair em diversas armadilhas virtuais ou até mesmo sofrer tentativas de fraudes e golpes, mas isso pode ser evitado. Por isso, a Segurança da Informação tem papel cada vez mais importante nas nossas vidas, sempre entendendo que devemos ser muito cuidadosos ao navegar pela web.

Houveram relatos primariamente a Seção de Tecnologia Informática(STI) da Escola de Engenharia da UFMG por parte de membros da engenharia que receberam dois e-mails de Phishing. Posteriormente foi divulgado aqui no blog Engenharia Viva, em que houveram mais relatos sobre pessoas que receberam também os mesmos e-mails e foram informadas sobre essa tentativa de golpe.

Alguns usuários receberam além da ameaça falsa de liberação de dados comprometedores, como a falsificação neste mesmo e-mail. Falsificação de e-mail, ou e-mail spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

Existem vários tipos de ataques a dados pessoais e empresariais, alguns são feitos para apenas mostrar o poder que um hacker tem, outros por motivações financeira, outros ideológicas. O fato é que cada vez se torna mais comum essa ação na internet. Resta assim nos protegermos e entendemos parte de como esses criminosos agem, diminuindo assim as suas chances de sucesso.

Assim a Seção de Tecnologia e Informação nos aconselhou sobre a divulgação da Cartilha de Segurança para internet, que é um documento com recomendações e dicas sobre como o usuario de Internet deve se comportar para aumentar a sua segurança e se proteger de possíveis ameaças. No passo que a mesma fala sobre a segurança, golpes e ataques na internet, segurança de computadores, redes e em dispositivos móveis, contas e senhas, entre outros assuntos importantes.

Para ter acesso a Cartilha de Segurança na Internet, clique aqui.

A Cartilha de Segurança na Internet foi produzida pelo

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br),
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e
Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.