2ª Conferência Internacional das Humanidades será aberta hoje

A 2ª Conferência Internacional das Humanidades começa hoje. Contará com a presença do jurista, historiador e diplomata Rubens Ricúpero que vai proferir a primeira palestra do evento, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), localizada no campus Pampulha da UFMG.  Rubens Ricúpero foi subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e ministro do Meio Ambiente e da Fazenda durante o governo de Itamar Franco.

Na academia, foi professor da Teoria de Relação Internacionais na UnB, Brasília, professor de História das Relações Internacionais do Brasil no Instituto Rio Branco, professor Honorário da Academia Diplomática do Peru e da Unitar da ONU.

Organizada pela UFMG e pela Unesco, em parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), a conferência, que vai até o dia 11 de dezembro, tem o objetivo de proporcionar à sociedade civil, aos pesquisadores e aos gestores de universidades um espaço para o debate interdisciplinar sobre as questões que envolvem sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos.

Programação

A sessão de abertura da Conferência Internacional das Humanidades ocorre às 19h do dia 9, segunda-feira. Em seguida, às 20h, o jurista, historiador e diplomata Rubens Ricúpero – que foi subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e ministro do Meio Ambiente e da Fazenda durante o governo de Itamar Franco – vai proferir a palestra de abertura do evento. As demais grandes conferências ocorrem no mesmo horário. Todas as atividades serão realizadas no auditório 1 da Face e em seu entorno.

No dia 10, a arqueóloga, antropóloga e historiadora Erika Marion Robrahn-González, vice-presidente da Union Internationale des Sciences Préhistoriques et Protohistoriques (Uispp) – organização não governamental ligada à Unesco, cujo objetivo é proporcionar o avanço das ciências humanas, em especial as pré-históricas, arqueológicas e antropológicas –, ministra a conferência Comunidades na era das humanidades digitais: formação de sociedades do conhecimento e transumanismo. No dia seguinte, 11 de dezembro, o filósofo político Álvaro Rico, presidente do serviço de relações exteriores (SRI) da Universidade da República (UdelaR), do Uruguai, fala sobre Avanços e retrocessos em matéria de direitos humanos na região.

A 2ª Conferência Internacional das Humanidades também contará com seis mesas-redondas, cujos temas são Universidade; Sustentabilidade; Projeto Bridges/Unesco; Justiça, diversidade e direitos humanos; Migrações e territórios; Cátedras Unesco: luzes, territórios e gestão cultural. Essas atividades serão realizadas nos dias 10 e 11, sempre às 9h30, 14h e 17h. Nos mesmos dias, das 8h às 9h15, ocorrerão as sessões de apresentações de pôsteres.

A mesa-redonda que discutirá o papel da universidade reunirá os reitores João Carlos Salles, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Cleuza Maria Sobral Dias, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade. A mediação será feita pela reitora Sandra Goulart Almeida.