Arquivo diários:02/02/2021

E-mail de Phishing

No dia 29/01/2021 diversos usuários receberam a mensagem abaixo. Com um anexo em PDF.

Olá senhor senhora,A atualização e o backup do sistema ZIMBRA ocorrerão na sexta-feira, 29 de janeiro de 2021.Pedimos que você leia o anexo para proteger suas mensagens.O procedimento é obrigatório.Trata-se de melhorar nossa qualidade de serviço. Lamentamos o inconveniente.Copyright © 2020 Webmail Software, LLC. Todos os direitos reservados.
Solicitamos aos usuários que excluam a mensagem, trata-se de um email de phishing.

Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você. Eles te levam a revelar informações pessoais, como senhas, email, CPF, número de contas bancárias e cartões de crédito. Além disso utilizam de informações falsas como ter invadido seu email ou equipamento, informando que vão revelar supostos fatos comprometedores do usuário que não são verdades. Isso é feito através de e-mails falsos ou direcionando você a websites(páginas) falsos.

João Paulo Azevedo Morais
Técnico em Tecnologia da InformaçãoGerência da Seção de Tecnologia da Informação – STI
Escola de Engenharia da Universidade Federal Minas Gerais/EEUFMG