O ministério da economia implementou na semana passada novas funções no SIGEPE, o portal dos servidores para liberação do consignado. De acordo com o ministério, as mudanças buscam mais segurança e transparência aos servidores.
As principais mudanças para os servidores são a dupla anuência para empréstimos e a emissão de autorização de portabilidade.
Qual a principal mudança para os servidores?
A principal função do botão de anuência é permitir que os servidores emitam a autorização para o desconto em folha. No momento da contratação de um empréstimo, um código deve ser gerado permitindo que a instituição financeira possa verificar sua margem disponível.
É partir deste procedimento que se tornará possível iniciar uma negociação em relação a um empréstimo consignado ou mesmo refinanciamento.
Contudo, para que o servidor possa finalizar a operação, a instituição financeira deve lançar o “espelho” no sistema com tudo que foi acordado. A partir disto, basta o servidor conferir as informações e confirmar a autorização.
Desta forma os servidores poderão formalizar o empréstimo pelo próprio SIGEPE, mediante sua autorização.
“O nosso sistema apenas viabiliza que o consignado possa indicar o tipo de operação que deseja efetuar com os consignatários e autorizar a inclusão da consignação na sua folha de pagamento”. concluiu o ministério.
Existe um passo a passo neste link.
Fonte: Blog Dr Siape