“Venho por meio desta relatar uma tentativa de estelionato que foi feita contra minha pessoa nesta quinta-feira, 19/03/2015, às 11:00.

Um indivíduo, ainda não identificado, criou uma conta no google com nome de e-mail muito semelhante ao meu. O e-mail continha na descrição o meu nome, meu vínculo à UFMG, “Prof. Marcelo A Costa – UFMG”,  e uma foto minha referente a uma entrevista publicada no Boletim UFMG.

Utilizando esta conta, foram enviados diversos e-mails para professores do programa de pós-graduação em engenharia de produção (PPGEP), do qual sou vinculado.

Segue o corpo do e-mail:
————————————
Caro profº XXXXX,

Estou precisando de um favor seu urgente; tive que viajar emergencialmente para o interior de Brasilia-DF  e para minha surpresa estou tentando sacar  dinheiro em inúmeros caixas eletrônicos aqui e não estou conseguindo; aparece uma mensagem informando “bloqueio área externa de segurança”; estou impossibilitado de realizar quaisquer processos financeiros. É uma situação delicada e constrangedora; e essas coisas só os colegas e amigos na emergência.

Seria possível emprestar-me a quantia de R$2.000,00 para devolver-lhe até próxima segunda feira? Caso possa atender a minha solicitação me confirme por email que enviarei o número de uma conta de um parente meu daqui. Como estou em um povoado do interior da cidade o celular está sem sinal para falar e sem sinal Zap Zap (rssrssrsssrssss….). Tenho certeza que posso contar contigo e com sua discrição. Caso possa me atender me avise por email que em até 30 minutos enviarei o número da conta para depósito.

Abs,

Profº Marcelo Azevedo Costa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

————————————

Observe que na saudação de cada e-mail, o campo identificado por XXXXX identificava o primeiro nome de cada professor do PPGEP. Informação esta que está disponível no site do PPGEP, como em qualquer outro site de programas de pós-graduação que lista os seus respectivos docentes.
Às 11:30 comecei a receber telefonemas e e-mails de colegas me relatando o fato. Na tentativa de obter mais informações do meliante, foi enviado um e-mail de um colega simpatizando com a solicitação. Na sequência, foi recebido um e-mail com dados bancários de duas contas com os respectivos CNPJs.

Às 14:10 do mesmo dia foi feito o Boletim de ocorrência do fato junto à DEICC – Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos (REDS 2015-005881770-001) ao qual foram anexados os e-mails, contendo inclusive a informação bancária.

Relato o fato pois o mesmo pode ocorrer junto a outros professores da UFMG, vinculados a outros programas de pós-graduação.”

Marcelo Azevedo Costa
Associate Professor
Department of Industrial Engineering/UFMG

2 pensou em “Relato sobre tentiva de estelionato contra professor da Escola de Engenharia da UFMG

1. Não seria possível facilmente identificar o criminoso pela conta corrente para depósito?

2. Poderia um professor ter dito que sim, para ter pelo menos recebido a conta, assim poderia ter uma referência para localizar o(s) individuo(s).