Sem proposta, servidores técnico-administrativos da UFMG mantêm greve

greve ufmg

Em greve há 27 dias, os servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiram em assembleia nesta quarta-feira (24) pela manutenção do movimento. O encontro dos trabalhadores aconteceu na Faculdade de Medicina, na Região Hospitalar, no Centro de Belo Horizonte. A greve já conta com a adesão de 65 instituições de todo o país.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Instituições Federais (Sindifes), após decidirem pela continuação da greve a categoria fez uma manifestação pelo campus de medicina e também pela Escola de Enfermagem. Além disso, eles também fecharam a Biblioteca J. Baeta Vianna, que fica dentro do campus. Conforme eles, esta era uma das últimas a permanecerem abertas desde o início da greve.

Durante a assembleia, foram atualizados os informes nacionais sobre a greve, com destaque para o esforço que a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (FASUBRA) tem feito para dialogar com o Governo Federal. O sindicato esperava receber uma proposta até a segunda-feira (22) e, diante da ausência da mesma, os trabalhadores decidiram manter o movimento grevista.

Além dos servidores da UFMG, também estão em greve os trabalhadores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Os técnico-administrativos atuam nas secretarias, bibliotecas, laboratórios, setor de registro acadêmico e vários outros serviços prestados aos estudantes.

Entre as principais reivindicações da categoria está a reposição de perdas e o aprimoramento da carreira; melhores condições de trabalho e qualidade no serviço público; a democratização das Instituições federais de ensino; entre outras pautas gerais dos servidores públicos federais.

Próxima assembleia

A próxima assembleia dos técnico-administrativos acontecerá na sexta-feira (26). O encontro da categoria está marcado para às 8h e será em frente à reitoria, no Campus Pampulha. Após a assembleia os trabalhadores realizarão ato de greve dentro do próprio Campus.

Este poderá ser o último dia da greve, caso a categoria receba uma proposta do governo. Ainda de acordo com o Sindifes, a FASUBRA recebeu nesta quarta-feira um convite por meio de ofício do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para reunião com as entidades.

A reunião acontece nesta quinta-feira (25), às 14h, na Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento para apresentação de contraproposta do Governo Federal em continuidade às negociações.

(Notícia extraída do seguinte endereço: http://www.otempo.com.br/cidades/sem-proposta-servidores-t%C3%A9cnico-administrativos-da-ufmg-mant%C3%AAm-greve-1.1059371)