Contribuição para Assistência Estudantil da UFMG

A cada ano mais de 170 mil estudantes tentam ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que mostra que estudar na UFMG é um projeto de vida de milhares de jovens. Vencida a etapa do acirrado processo seletivo alguns ainda têm outro grande desafio: como se manter na Universidade?

A política de assistência estudantil da UFMG é executada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), instituição sem fins lucrativos criada há 90 anos para auxiliar a permanência de estudantes de baixa condição socioeconômica na Universidade.

A principal fonte de financiamento é o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), mas os recursos governamentais não são suficientes para atender a toda a demanda. É por isso que a Fump conta com doações de pessoas físicas e jurídicas.

Nos anos anteriores as doações para a assistência estudantil da UFMG eram realizadas através de um boleto que a Fump enviava para a casa dos estudantes. Agora a Fundação entra em contato com ex-alunos, professores e comunidade universitária convidando essas pessoas para doarem para a assistência estudantil.

Para facilitar as doações e também para reduzir os custos de impressão e Correios, essa doação pode ser realizada diretamente no portal da FUMP ou através do envio do boleto por e-mail. O valor da doação é decidido pelo próprio doador. O importante é a contribuição.

Como funciona as doações?

O doador escolhe o valor mais confortável, a Fump gera um boleto e encaminha por e-mail. As doações podem ser mensais, semestrais ou anuais.As doações são convertidas para a Bolsa Apadrinhamento, que é destinada aos estudantes de primeira graduação, classificados socioeconomicamente pela Fump no nível I, que apresentam bom desempenho acadêmico. A bolsa mensal tem o valor de R$ 400,00.

A página da Bolsa Apadrinhamento se encontra no link.
Se você preferir podemos agendar uma visita e explicar pessoalmente todos os detalhes da Bolsa e da seleção dos estudantes.

Portal da Fump

No portal da FUMP você encontra todas as informações sobre os Programas de Assistência Estudantil da UFMG, como Alimentação, Moradias, Saúde e Bolsas. Prestação de contas.

Na página da prestação de contas da Fump está disponível como é utilizada verba de doação recebida pela Fundação e também a destinação de financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

90 anos da Assistência Estudantil

Em 7 de setembro de 2019 a Fump completou 90 anos. E para celebrar essa data tão importante a UFMG criou um vídeo sobre como as doações auxiliam a trajetória dos estudantes assistidos. Confira o vídeo no YouTube da UFMG!