A economia política dos desastres

O atual modelo econômico brasileiro e os grandes desastres, como os de Mariana e Brumadinho, serão debatidos em palestra no dia 12 de setembro, às 19h, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG – campus Pampulha. O encontro terá como convidado o sociólogo, economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Bernardo Vainer.

O evento, gratuito e aberto ao público, é uma iniciativa do programa Participa UFMG. As inscrições podem ser feitas até 11 setembro, pelo clicando aqui.

Vainer é referência em estudos que correlacionam a economia e a produção de grandes desastres. Ele  integra o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ e lidera o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN), onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Sócio-ambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual. 

Participa UFMG

Formado por professores, servidores e estudantes de todas as áreas da UFMG, o Participa é programa da Pró-reitoria de Extensão que articula e organiza iniciativas destinadas a realizar ações voltadas ao apoio às populações de Mariana e Brumadinho atingidas pelo rompimento das barragens em 2015 e em 2019, respectivamente.

Entre os principais objetivos estão a estruturação de grupos de trabalho para ações de médio e longo prazo e a construção de uma agenda de troca, interlocução e cooperação continuada entre a UFMG com instituições, coletivos, movimentos sociais e outros atores da sociedade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.